É lógico que a retirada do IPI dos carros em 2012 e começo do seguinte iam refletir em números exorbitantes paras as montadoras e concessionárias, da menor até a maior, que nesse caso é a Fiat, campeã de vendas no mercado e que no primeiro semestre desse ano (2013) conseguiu fazer o melhor 1° semestre da empresa no Brasil.
E isso por que são 36 anos liderando o mercado. A grande diferença agora é que, talvez, a marca nunca tenha estado tão em evidência entre os carros mais vendidos, situação que ainda deve resultar em números maiores e maiores nos próximos anos.
Segundo números oficiais, o carro que mais saiu das concessionárias nesses primeiros seis meses de 2013 continua sendo o Gol, da Volkswagen, mas em compensação, o segundo lugar do Fiat Uno e o terceiro do Palio (ambos da Fiat) nunca venderam tanto, se afastaram tanto do quarto lugar e chegaram tão perto do primeiro. Uma briga que acontece há anos, já que ambos os três, praticamente, fazem parte da mesma fatia do mercado. Então cada caída ou subida de número de vendas é a vitória de uma batalha.
O Crescimento da Concessionária Fiat
E o maior otimismo da montadora italiana é ainda que, mesmo com o mercado tendo crescido 4,7 % em comparação com o mesmo período do ano passado, a Fiat fez 5,1 %, demonstrando que acabou abocanhando um pedaço da torta de alguém.
Além disso, a Fiat ainda pode se vangloriar de ter seu Siena posicionado como o sedã mais vendido do Brasil e a Strada como a mais vendida de sua categoria, com mais de 50% do mercado de picapes.