Postado em Produtos Automotivos.

Muita gente quer um apartamento novo, uma viagem paradisíaca, as melhores joias e carros potentes, mas também há quem troque tudo isso por um som bem alto para balançar os falantes enquanto dirige sua caranga. Portanto, mais do que nunca, um belo som automotivo é um sonho de mais gente do que se imagina.

É lógico também que esse tipo de desejo não está nem perto de ser uma coisa barata, por isso, o melhor mesmo é tomar todo cuidado para não gastar todo dinheiro com um equipamento que acaba aquém daquilo que foi imaginado.

Assim como se engana quem continua achando que um bom som é só encher um porta-malas de caixas para ensurdecer toda vizinhança. Um belo som é sinal de combinação entre o poder dos decibéis e muita técnica, tudo resumido em um equipamento que reproduza bem aquela música que você tanto gosta, seja um batidão, um roque pesado ou até um sambinha.

Foto Som Automotivo em Porta Mala

Mas como começar?

O melhor som automotivo

Para montar um belo equipamento em seu carro, é bom sempre ter em mente alguns detalhes. Alguns simples, outro que demandam um pouco mais de tempo e experiência, mas, com certeza, quando dá tudo certo o resultado é sempre um belo som.

Primeiro, é bom lembrar que se você quer um belo sistema em seu carro o melhor é fugir daqueles “conjuntos prontos” e o melhor mesmo é tentar entender o que é cada peça e montar seu próprio conjunto. Com sua cara e muita personalidade.

E se isso não parece custar barato é por que não custa mesmo, mas o resultado é sempre impressionante. E isso reflete então uma outra pequena regrinha: não pense em economizar, já que, nesse caso, dinheiro é sim sinônimo de qualidade e durabilidade.

Bass Som Automotivo

Montando um som

Sobre entender cada componente o melhor é mesmo procurar alguém que entenda do assunto e tirar essas dúvidas. É lógico também que o lugar mais propício acaba sendo as lojas especializadas, mas em dias de internet, talvez não haja opção mais indicada do que fóruns e sites onde apaixonados pelo assunto trocas informações e experiências.

Mas de qualquer jeito, é bom dar um primeiro passo no assunto e poder conhecer do que é o que, formado um bom conjunto de som automotivo:

Player

É o aparelho em si, aquele que um dia já foi o famoso “toca-fitas”, mas que agora perdeu a K7 é fez ser indispensável a presença não só do CD, mas, mais ainda, de equipamentos que toquem músicas em mp3 e até a presença de DVD em pequenas telas.

O player pode ser amplificado ou pré-amplificado, com o primeiro sendo uma opção suficiente para quem só quer tocar suas musiquinhas enquanto roda por ai, com o segundo pedindo uma potência para amplificar o seu sinal. Mas não se engane, quem quiser mais som, só o player não é suficiente.

Porta Mala Tunning

Por fim, já que se trata de um equipamento eletrônico, não tenha dúvida e na hora de comprar prefira sempre aquelas marcas conhecidas do mercado.

Alto-falantes

A matemática é simples: para um bom som, boas caixas, e para um som sensacional é bom que cada caixa faça sua função. Por isso, opte por tratar seu som com carinho para cada frequência. Conheça então o que cada falante faz.

Subwoffer – tem geralmente de 10 a 12 polegadas e são feitas para reproduzir as frequências graves, com peso e sem “rachar” nenhuma das outras caixas. Se a ideia for usar apenas uma caixa desse tipo, é indispensável colocar um twitter, ou o resultado será uma música sem definição.

Twitter – responsáveis pelos agudos, são geralmente menores e quase sempre podem ser adaptados às outras caixas.

Médios – para ser perfeito, o bom mesmo é completar esse conjunto com um bom jogo de caixas para médios, tanto médios-baixos, quando médio-agudos. Com isso além do peso e agudos o som ganha uma definição perfeita e uma qualidade impecável.

Caixa – e cada alto-falante ainda precisa ser colocado em uma caixa acústica, que pode ser selada ou dutada, com a primeira deixando os graves mais fortes e secos e a outra aceitando um pouco mais de ecos. Em ambos os casos, é tudo uma questão de gosto pessoal, por isso o melhor é ficar atento e tentar analisar os dois jeitos antes de tomar sua decisão.

Modulos para Som Automotivo

Potência

Também conhecido como módulo, é ele que expande o sinal do player e deixa tudo mais alto, frequência por frequência.

Mas lembre-se ainda de três coisas: cabos, bateria e experiência. Todo esse conjunto sem um bom cabeamento pode ser desastroso, assim como toda essa potência pode acabar com a vida útil de sua bateria, pior ainda, pode ser que tudo nem funcione, então o melhor é ligar tudo em uma bateria só pra eles. E por fim, não ache que você sabe tudo sobre o assunto, já que, muito provavelmente você ainda irá descobrir muita coisa cada vez que der um play em sua música preferida.

2 comentários para “Som Automotivo”

  1. Rafael dos Santos

    nossa muito bom esse artigo, só de ler ja deu pra ter uma noção e emtender oq cada equipamento faz..um muito obrigado

    Responder
  2. uilson da silva

    Cara este som da primeira foto, nunca vi algo tão bem elaborado, fantastico, eu compartilho do mesmo pensamento não é quantidade e sim qualidade.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>