Licenciamento 2016

Não adiante reclamar, todo ano é a mesma coisa, chegou o seu final e todo dono de carro começa a se preocupar com a chegada do próximo, que já vem cheio de contas. E entre elas o licenciamento 2016, que logo de cara já vai ser pago por muita gente.

O valor depende então de cada veículo, e para descobri-lo é só fazer um consulta no DETRAN, seja em uma de suas sedes físicas ou, simplesmente, na internet mesmo. E o mais importante ainda é lembrar que os pagamentos são feitos de acordo com os finais das placas, o que pode acabar sendo uma boa notícia, já que muita gente acabará tendo uma folguinha e terá que meter a mão no bolso só depois.

Mas não se preocupe, pelo menos para pagar é simples, só ir a qualquer banco (ou internet mesmo), munido do documento do carro e dos comprovantes de que está em dia com IPVA e do DPVAT (seguro obrigatório) e efetuar o pagamento. É importante ainda lembra que em caso de multas elas também já devem ter sido sanadas.

O Licenciamento 2016 do Carro

Confira então os meses de pagamento do licenciamento 2016 de acordo com o final de sua placa:

(carros, motos etc.)
Final 1 – abril
Final 2 – maio
Final 3 – junho
Final 4 – julho
Final 5 e 6 – agosto
Final 7 – setembro
Final 8 – outubro
Final 9 – novembro
Final 0 – dezembro

(caminhões)
Final 1 e 2 – setembro
Final 3, 4 e 5 – outubro
Final 6, 7 e 8 – novembro
Final 9 e 0 – dezembro

Licenciamento 2016 atrasado e multas

E a matemática é simples: deixou de pagar o licenciamento o melhor é deixar de rodar com o carro enquanto não colocar ele em dia. E a explicação é mais simples ainda, sem ele em dia o motorista não só é multado, como “ganha” sete pontos na carteira (multa gravíssima) e ainda tem perigo de ter seu carro apreendido.

Diante disso, caso você tenha um carro sem o licenciamento em dia, também é fácil resolver o problema, e a primeira coisa a ser fazer é ir correndo pagar o vigente se o problema foi relativo a mais de um ano. Com ele em mãos (e o número do RENAVAN) é só entrar no site do Ministério da Fazenda, procurar a opção “Taxa de Licenciamento 2016”, preencher um formulário de dados do veículo, imprimir tudo e até um banco.

licenciamento em 2016

Mas não esqueça que se o carro for um pouco mais antigo é necessário que seu carro tenha também em dia a Inspeção Ambiental, não ter restrições judiciais e ainda que o cadastro de seu endereço atual seja o mesmo do veículo (no DETRAN).

20 ideias sobre “Licenciamento 2016

  1. DARCIO BARZAN

    Quero pagar o Seguro DPVAT 2014, a postagem de CRLV e a Taxa de Licenciamento, junto com a primeira parcela do IPVA.
    Está muito confuso entender, ou não existe o “passo a passo”.
    Como devo proceder para imprimir aguia de recolhimento ?
    Obrigado.

    Responder
    1. pedro paulo de almeida

      Ow mwu amigo é só entrar no site do detran e pagar licenciamento, tudo o que tem de restantes para pagar é colocado junto.

      Responder
  2. MARIA CRISTINA SANCHES ALVES

    Quero pagar o Seguro DPVAT 2014, a postagem de CRLV e a Taxa de Licenciamento,
    Está muito confuso entender, ou não existe o “passo a passo”.
    Como devo proceder para imprimir aguia de recolhimento ?
    Obrigado.

    Responder
  3. Roberto M. Cavalcante

    Já paguei meu IPVA 2014. Agora quero pagar o Licenciamento e Seguro Obrigatório. Tudo bem que exista a tabela com o mês de acordo com o final da Placa. Mas e se eu quiser pagar antes. Qual o procedimento ?

    Responder
    1. jose alves

      eu gostaria de saber porque pagar uma taxa para pagar o liçenciameto ou seja pagar um inpostom para pagar outro inposto isto constituçional/ e para onde vai o dinheiro dos inposto dos veiculos que eu pago ipva seguro obrigatorio e licenciamento me responde se posivel

      Responder
      1. marquinho

        vai para contas no exterior pois asfalto so na frente das casas das corrupitos e nos temos os veiculos apreemdidos por causa dessa merda de salario que eles estipulam que so da para pagar os imposto (luxurias dos corupitos) e os filhos passa fome.

        Responder
  4. jose alves

    a cet multou uma moto na 23 de maio e esta multa veio para o meu carro uma fiat istrada com a mesma placa da moto fui no detran e me falarõa que era um ero de digitaçaõ eu recori da multa e ate agora não tive resposta o que devo faser pois não tenho moto e nem sei pilotar uma

    Responder
  5. Luciano VilasBoas

    Boa Noite, tenho uma moto a PLACA é do final “0”(zero) estou com o documento (CRLV) com data 10/04/2013 preciso pagar o licenciamento ou posso esperar até Dezembro 2014 para pagar??? oBRIGADO

    Responder
  6. Danilo

    Boa note!
    Comprei um carro esse mes, o final da placa é ZERO. A consecionaria deixou o licenciamento 2014 pago.
    Então só pagarei em dezembro de 2015?

    Responder
  7. Aurea Letícia Coelho da Fonseca

    Em janeiro providenciei pgto total IPVA e seguro obrigatório. Esqueci de pagar a taxa de licenciamento e o valor da postagem. Como faço agora para providenciar isto?

    Responder
  8. Carlos

    Comprei 1 moto em junho de 2014, foi realizado o licencimento, como saber se já tenho que licenciar de novo?? ou só no final de 2015?? MINHA LICENÇA ESTÁ CERTA ???? OU JÁ TENHO QUE RENOVAR NOVAMENTE?

    Responder
  9. Élson Brasil

    Ainda não paguei meu IPVA,que venceu a primeira parcela dia,01-02-16.eu posso andar com o carro uma vez que estarei efetuando o PG no dia 05-02-16,eles podem apreender meu carro por isso?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *