E a montadora coreana Hyundai pode colocar nas ruas no ano de 2013 um modelo para competir diretamente com os SUV’s compactos Ecosport, Duster e Juke, é o Hyundai ix25, que será um crossover do segmento B, que terá como base o ix-Metro Concept, mostrado pela montadora no Salão de Frankfurt, em 2009.
Já tendo apresentado outros conceitos com propostas semelhantes de carros sub-compactos em outros momentos, mas nada se concretizando, dessa vez os indícios apontam que o modelo será divulgado em forma de conceito no segundo semestre de 2012, no Salão de Paris e que já poderá entrar em linha de produção no ano seguinte.
Ficha Técnica
À semelhança do ix35, o novo ix 25 já sairá da fábrica com tração dianteira, com comprador ainda podendo optar também pela tração integral, o que ressalta sua vocação de estrada. O motor será movido à gasolina, com quatro cilindros turbo e potência 1.6 e vai contar com a nova caixa de velocidades de dupla embreagem, recurso que logo será utilizado em diversos outros modelos do grupo.
Existem ainda rumores de que será apresentado também um novo motor a diesel mais potente, que vai eliminar progressivamente o V6, o que empolga os motoristas e entusiastas, mesmo ainda sendo boato, já que a montadora não divulgou nenhuma informação oficial.
Consumo e emissões
Em um primeiro momento, o modelo que poderá vir a ser o novo Hyundai ix25 será equipado com um motor 1.0 turbo GDi de injeção direta com 125 cavalos de potência. A promessa de emissão de CO2 desse conceito era de 80 g/km e 2,7 l/100 km, mas com as novidades prometidas, ainda não há como estimar os novos valores.
Preço
No Brasil o modelo deve ter como público alvo especialmente a classe emergente, onde a briga desse segmento é acirrada, já que por aqui um SUV compacto teria seu espaço garantido com a Tucson ficando em um segmento de preço bastante acima do Ecosport e do Duster, por exemplo.